Rose

Rose Marie da Cruz, nasceu em São Paulo, a 20 de julho de 1948, na Moóca. Tem ascendência portuguesa por parte do pai Euclydes Quirino da Cruz e, italiana, por parte da mãe Alzira Cerillo da Cruz.
Foi xodó dos avós e tios da família Cerillo.

Rose com o pai coruja e a prima Neide. Ao lado, foto com os tios Cerillo.
Rose com o pai coruja e a prima Neide. Ao lado, foto com os tios Cerillo.

Fez seu curso ginasial em escola católica. Colégio e Faculdade foram percorridos num clima de independência e de seguidas experiências no magistério. Fez Pedagogia, lecionou e nos anos 80 ingressou no SENAC, onde atuou principalmente na área de desenvolvimento de recursos humanos.

Foi no SENAC que conheceu José Constantino e, após três meses, passaram a morar juntos em dezembro de 1973. Mas o casamento formal foi realizado no Cartório do Butantã, apenas em 4 de maio de 1985, quando os três filhos já haviam nascido. E a razão disso é uma outra historia…

Rose e seus mimos para a vida toda: André, Gregório e João Paulo (1984)
Rose e seus mimos para a vida toda: André, Gregório e João Paulo (1984)

Sua integração na família Kairalla-Riemma foi notável. As reciprocidades logo se firmaram e a animação de Rose favoreceu encontros familiares que se prolongaram por muitos anos. Se as reuniões de Natal eram realizados em Taubaté, com presença unânime dos cunhados, cunhadas e sobrinhos, uma segunda ocasião se tornou usual para encontros de passagem do ano, na residência do casal Rose-Tino, principalmente a partir de 1979, quando mudaram para um apartamento bem maior na Rua Itacolomi, em Higienópolis.

Quando passara a residir no Butantã, em casa própria com um amplo quintal, as oportunidades de encontros foram se estendendo para outras comemorações familiares. Além dos artes quituteiras de Rose, Majô e Regina, havia sempre a atração principal dos churrascos preparados pelo Arceninho. Ele saia de Brasília, onde morava, passava por Presidente Prudente para comprar carnes especiais e era o primeiro a chegar na Roquete Pinto para preparar as carnes e a churrasqueira… Grandes experiências de encontros familiares que se prolongaram animadamente por três décadas.

Gosto por viagem é o que não falta para Rose. Sua primeira viagem para a Europa aconteceu em 1980, na oportunidade de treinamento do marido, no INSEAD, França. Desde então sempre que surgiram oportunidades, seja de lazer seja de viagens para participar de grupos de estudo e de práticas interiores, Rose sempre disse sim.

Rose e Tino na cidade italiana de Veneza, em 2008.
Rose e Tino na cidade italiana de Veneza, em 2008.

E pretextos não faltam, como visitar o André em Londres, para matar as saudades! Uma viagem inesquecível foi o presente de André, em 2008, de permanência de um mês inteiro na Itália, que se encerrou no reencontro das raízes da família Riemma em Acerra.

Rose tem atualmente como atividade principal a produção editorial na Riemma Editora : www.riemmaeditora.com.br

Links para outras páginas do blog Constantino-Rose:
1. Tino
2. Rose
3. André
4. João Paulo
5. Gregório