Orvile

Orvile Kairalla Riemma foi o segundo uchoense da família Nelly-Arcênio. Nasceu no dia 28 de novembro de 1950, no período em que o pai Arcênio estava dividido entre Uchôa e Londrina, no Paraná, para onde havia sido transferido como contador do Banco Comercial do Estado de São Paulo. Na fase de gravidez em que se encontrava não era possível para a mãe Nelly cuidar das arrumações para a mudança de residência, de um Estado para outro.

À direita está Nelly com seu bebê Orvile no colo, por ocasião do encontro de Natal de 1950, à Rua Wandenckolk, no Brás, onde residia Vó Maria. Em pé, da esquerda para a direita: Jorge Ayres, marido da Tia Irma; Joaquim Silva e a esposa Dolores; Tia Irma com o filho Osvaldo; Tia Rosinha, Vó Maria, Tia Dalila. Sentados: Cirilo, Arceninho, Teté; Tia Waldívia com o Carlos Alberto, e o Tino.
À direita está Nelly com seu bebê Orvile no colo, por ocasião do encontro de Natal de 1950,
à Rua Wandenkolk, no Brás, onde residia Vó Maria.
Em pé, da esquerda para a direita: Jorge Ayres, marido da Tia Irma; Joaquim Silva e a esposa Dolores;
Tia Irma com o filho Osvaldo; Tia Rosinha, Vó Maria, Tia Dalila.
Sentados: Cirilo, Arceninho, Teté; Tia Waldívia com o Carlos Alberto, e o Tino.

Sua infância foi vivida por três anos e meio em Londrina, dois anos em Cambé e mais cinco em Maringá. A turma de irmãos foi crescendo com o nascimento de Majô, Regina e, finalmente, do Waldomiro.

Tino com a Majô no colo, Arceninho, João Luís e Orvile, em Cambé no ano de 1955. Cinquenta e cinco anos após, uma foto na festa do "pré-Natal" de 2010.
Tino com a Majô no colo, Arceninho, João Luís e Orvile, em Cambé no ano de 1955.
Cinquenta e cinco anos após, uma foto do Orvile na festa do “Pré-Natal” de 2010.

No período em que Nelly e Arcênio residiram no Norte do Paraná os encontros familiares eram mais frequentes com os parentes Kairallas, pois em Andirá residiam, além de Michel Kairalla e sua família, também o Tio Simão, irmão do avô José Kairalla, e seus descendentes.

Encontro de Kairallas em Andirá, por volta de 1959. Ao fundo: José Kairalla, Simão Kairalla , Leila, Bete, Ronald, Dalcy e Michel. À frente: regina, Majô, Orvile, Nelly, João Luís e Lilian.

Quando a família voltou a morar no Estado de São Paulo, em Taubaté, Orvile estava no início de curso ginasial. E lá criou raízes. Cursou Engenharia e iniciou carreira em São Paulo.

Sua história de vida está intimamente associada à Bete Lopes, a taubateana com quem se casou. Companheira e animadora dos encontros em família, parceira nas atividades de serviço comunitário.

Para contatos e novidades, acesse o FaceBook da “patroa”:
www.facebook.com/bete.lopes.73

Links para outras páginas do blog Orvile-Bete:
1. Orvile
2. Bete
3. Nelly
4. Paulo
5. Vitor